Conselho de Arquitetura e Urbanismo finaliza processo de vistoria em camarotes e praticáveis
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA finalizou no dia de hoje o seu processo de fiscalização dos camarotes que fazem parte dos circuitos do Carnaval de Salvador. Foram vistoriados camarotes nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande) com o objetivo de garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência além checar as documentações técnicas necessárias e a presença dos responsáveis técnicos relacionados à arquitetura e urbanismo.
Durante as visitas, na primeira parte do processo, realizada entre os dias 9 e 13 de fevereiro, a gerente de fiscalização do CAU/BA, Milena Chaves, atuou ao lado da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio das Superintendências dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF) e do Procon-BA, onde se verifica as adequações de espaços como banheiros e balcões de atendimento, além de realizar medições rampas e instalação de elevadores apropriados.
Na segunda parte da atividade, realizada entre os dias 14 e 16 de fevereiro, o CAU/BA verificou nos camarotes e praticáveis a presença do responsável técnico para cada atividade relacionada à arquitetura e urbanismo, a exemplo de projeto e execução de edifícios efêmeros ou instalações efêmeras, projeto arquitetônico, projeto e execução de diversas estruturas, projeto e execução de instalações prediais de prevenção e combate a incêndio, instalações hidrossanitárias, sonorização e luminotécnica.
A fiscalização e atuação do CAU/BA é um ato de proteger e dar segurança à sociedade, também nas construções efêmeras. A sua ação é de fundamental importância para a comunidade que reside nos municípios e para os turistas que vêm visitar e curtir os eventos que acontecem nas cidades baianas.
Fonte: CAU/BA
Publicado em 16 de fevereiro de 2023